domingo, 25 de outubro de 2009

Barros Barreto terá Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde

Em plena Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, uma boa notícia chega para a comunidade da UFPA: o Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) foi selecionado para implantar um dos vinte e quatro Núcleos de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Nats) em Hospitais de Ensino.
A seleção ocorreu por meio de Chamada Pública feita, em junho de 2009, pelo Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde (Decit) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que contou com 54 projetos inscritos, sendo o do HUJBB elaborado e apresentado pela Gerência de Risco do Hospital, sob coordenação da farmacêutica Maria Heliana Costa.
Maria Heliana informou que o objetivo do Nats é introduzir no Hospital a cultura de Avaliação de Tecnologias (ATS), que constitui um processo abrangente de investigação das consequências clínicas, econômicas e sociais do uso das tecnologias em saúde emergentes ou já existentes, desde a pesquisa e desenvolvimento até a obsolescência.
Segundo ela, a área de ATS é uma novidade no Brasil. “Em termos práticos, predomina a escassez de pessoal com formação em ATS, tanto no setor público, quanto no setor privado, e as instituições de ensino e pesquisa também possuem pouca tradição nesse campo”.
A iniciativa do Ministério da Saúde e Anvisa, com a Chamada Pública para implantação dos Nats, é fortalecer as ações de ATS no Brasil, considerando a necessidade de informações coerentes sobre os benefícios, os riscos e os custos das tecnologias e seu impacto sobre os serviços de saúde, que apoiem a tomada de decisão com relação à incorporação ou ao abandono de tecnologias.
Maria Heliana explicou que o projeto elaborado pela Gerência de Risco e apresentado pelo HUJBB prevê a institucionalização de um Nats estruturado no Hospital, propondo, entre seus resultados finais, a incorporação da ATS nas atividades de rotina dos serviços do HUJBB, a realização de estudos em ATS para conhecer as consequências clínicas e econômicas da utilização de tecnologias em saúde e a elaboração e aplicação de protocolos visando ao uso racional das tecnologias em saúde.
Para Maria Heliana, ao ser selecionado, o HUJBB integra-se a uma rede de apenas 24 hospitais em todo o Brasil, o que proporcionará, entre os resultados esperados, uma aplicação prática, com melhorias não somente para os serviços, mas também para o ensino, pesquisa e extensão no Hospital.
Para apresentar os Hospitais de Ensino selecionados para implantação dos Nats, foi realizada uma cerimônia no dia 15 de outubro, no Auditório da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), em Brasília, contando com a presença da gerente de Risco do HUJBB, Maria Heliana Costa.
Atualmente, além de Maria Heliana, como gerente, fazem parte da equipe da Gerência de Risco do HUJBB o engenheiro clínico Matias Silva Júnior, a enfermeira Adriana Moreira, os estagiários de Enfermagem Jamylle Maciel e Jeferson Araújo, a estagiária de Farmácia Milene Vera Cruz e os estagiários do Programa de Aperfeiçoamento Profissional (Proaps) Aluízio Teixeira e Ameriluci Macedo.

Créditos:
Texto: Roberta Vilanova/Ascom/HUJBB

Nenhum comentário:

Pesquisa aí!!