segunda-feira, 29 de março de 2010

Amigos e amigas:

O TEXTO ABAIXO vai para quem vive falando mal de ti, de mim, de nós, tachando a gente disso, daquilo, etc.
E FAÇO USO DO MEU DIREITO CONSTITUCIONAL DE LIVRE EXPRESSÃO, DE FORMA ÉTICA (DA QUAL NEM SEMPRE ME É RECÍPROCO) PARA DIZER O QUE PENSO SOBRE JUIZOS INFUNDADOS E INJUSTOS SOBRE MIM E OUTRAS PESSOAS (quem quiser se solidarizar, se VER - ou não - pode manifestar-se AQUI no meu BLOG).
Já me tacharam de subsversivo, enrolador, lento, indisciplinado, até de fofoqueiro, etc (ATÉ PERDI A CONTA...RSRS).
No começo isso me doía, começava até a acreditar mesmo, minha auto-estima ia a zero...E sofria com isso!! MAS ME MANTENHO FIRME!!
Porém isso acontece com todos, não sou o único privilegiado. Muita vezes temos a imagem abalada, acusações injustamente imputadas, tantas vezes julgados por gente que hipocritamente "bate palminhas" na nossa costa.
Todos também temos algum talento, os RITMOS são sempre diferentes, personalidades e comportamentos idem; a ética, a moral e a postura também.
Alguns mais, outros menos, outros exorbitantemente, como no caso dos grandes gênios. Ou vocês acham que eles, os grandes gênios, não tiveram também os invejosos que os julgaram, nem problemas?
Claro que sim!!! É SÓ LER O TEXTO ABAIXO E REFLETIR, se achar que tudo isso aqui NÃO é "papo furado, caô, etc".
Não há comparação, nem pretendo "viajar tanto na maionese" para querer ser assim, NÃO SOU GÊNIO NENHUM, apenas um MORTAL COMUM. No entanto, à medida que o tempo passa, o movimento do destino e os fatos acontecidos cada vez mais me fazem avançar sempre, diante da constatação de que NÓS MESMOS SOMOS TAMBÉM RESPONSÁVEIS POR MUDARMOS NOSSA REALIDADE, seja positiva ou negativamente.
Somos responsáveis por nossas escolhas e decisões de vida, de rumos, de parceiros, de objetivos e metas.
Às vezes "quebramos a cara" (como aconteceu comigo nos últimos tempos!), mas jamais haverei de me "arrepender" de tê-lo feito ou vivido, pois de tudo tiramos um aprendizado...JAMAIS DEVEMOS DEIXAR A MÁGOA SE APODERAR DA ALMA! FAZ A GENTE ADOECER...
Vez ou outra reencontro as mesmas pessoas fontes do dissabor de tantas críticas negativas, que por sorte me serviram para cada vez mais me dar a absoluta e FELIZ CERTEZA de que tais julgamentos eram por pura insegurança de gente "amiga", forjadores de imagens denegridas, diante de uma ameaça iminente: ser "SUBSTITUÍVEL".
Constato que continuei em frente e tais pessoas se estagnaram em suas crenças e valores arraigados na obsolescência retrógrada.
Hoje eu tenho a plena exatidão do que significa ser "SUBSTITUÍVEL" e me sinto perfeitamente "dentro" desta definição: É quando alguém chega a você e diz "A partir de hoje você está dispensado" ou logo depois: "Poxa, você faz falta aqui. Hoje há o caos e estamos somente 'apagando incêndios', nos transformamos em "bombeiros" e nosso trabalho mudará de nome para "Diretoria de Soluções de Continuidade" ou "Diretoria de Empurômetro Barrigadal". Tudo passa a ser "URGENTE" e não se resolve nada".
Tudo muda de panorama quando você vai respirar outros ares em ambientes 'menos poluídos' após ser "substituído" e de repente "BRILHA" em outro lugar, nos tornando mais independentes dos crápulas sugadores que nos utilizam como trampolim para ascenção própria.
Pessoas dessa natureza insistem em continuar trocando as peças principais no tabuleiro já altamente prejudicado pel ROTATIVIDADE CONTÍNUA QUE NOS OBRIGA A VOLTAR À ESTACA ZERO, porque "A CULPA NÃO É MINHA, É DOS OUTROS", sempre estão procurando algo ou alguém a quem responsabilizar e assim justificar sua incompetência, quando na verdade a mudança começa inexoravelmente nelas mesmas. É a lida!! Desconfiam até dos seus pares, irmãos, partidários, amados, amantes ou não.
Outra coisa: Alguém te caluniou? Segue em frente, deixa falarem!! É o recurso que eles têm para JUSTIFICAREM SEUS PRÓPRIOS FRACASSOS.
Te acusaram de algo que não fizeste ou disseste? NÃO PERDES TEU TEMPO USANDO INTERNET, E-MAILS, BLOGS COM LEVIANDADES ESDRÚXULAS.
DEVEMOS SER REAIS, VERDADEIROS, NÃO HÁ O QUE TEMER!!!
Caso queiram saber, EU TENHO O MEU PRÓPRIO BLOG E TUDO QUE DISSER ASSINAREI EMBAIXO e NÃO FICAREI NO ANONIMATO, muito menos serei LEVIANO...
NÃO FAÇO O JOGO DOS FALSOS E DISSIMULADOS "AMIGOS" e não costumo usar recursos tão BAIXOS.
QUEM ME CONHECE REALMENTE SABE O QUE DIGO. NÃO FAÇO USO DE SUBTERFÚGIOS PARA DIZER O QUE ACHAR QUE TEM DE SER DITO E TUDO O QUE PENSO ESTÁ AQUI NO MEU BLOG.
E MAIS: MEU PARTIDO SOU EU MESMO E O SUS, MEU CAMPO DE BATALHA É A SESPA (por enquanto agora é HUJBB), SOU UM "SERVIDOR" DO ESTADO EFETIVO E OPERANTE (NÃO EXCLUSIVAMENTE DE "GOVERNO") E A ÚNICA "GUERRA" QUE TRAVO É E SERÁ SEMPRE EM FAVOR DE UMA POLÍTICA PÚBLICA "DESPOLUÍDA"...
Aqui onde estou agora, coordenando os trabalhos de implantação a Gestão de Custos no HUJBB, ESTOU MUITO BEM, GRAÇAS A DEUS! Constato que é muito bom voltar a trabalhar com gente que sabe onde está pisando, sem aquela inabilidade, inépcia!!
E sinto-me BEM porque tenho LIBERDADE. CONFIO NO MEU TACO e minha DIGNIDADE não dá vazão ao medo do DESEMPREGO, meus princípios e valores NÃO ESTÃO voltados aos interesses mesquinhos e isolados, em detrimento aos interesses coletivos, movidos pelo temor da perda das regalias que o poder ilusória e trasitoriamente nos traz, quando fazemos dos "D.A.S." da vida uma mercadoria de troca no emaranhado jogo de influências que se transformou esta confusa, atabalhoada e pobre desqualificada gestão pública do SUS.
Fico então com a máxima do "QUEM NÃO TEM COMPETÊNCIA NÃO SE ESTABELECE", ficará à mercê dos "favorecimentos" e "indicações de boa vontade".
HOJE POSSO AFIRMAR A TODOS VOCÊS: SOU SUBSTITUÍVEL SIM, GRAÇAS A DEUS!! PODEM ME "DETONAR"!!! ISSO É QUE É O ALIMENTO PRA QUE POSSAMOS AVANÇAR SEMPRE!!


Abraços e DEUS ABENÇOE A TODOS NÓS.

ESTE É O MEU DESABAFO E ASSINO EMBAIXO! TENHO DITO!

Gilson Reis
Área de Gestão de Custos Hospitalares - NUPLAN/HUJBB/UFPA


--------------------------------------------------------------------------------
Será mesmo que você é substituível?????


Na sala de reunião de uma multinacional o diretor nervoso fala com sua equipe de gestores.
Agita as mãos, mostra gráficos e, olhando nos olhos de cada um ameaça: "ninguém é insubstituível".
A frase parece ecoar nas paredes da sala de reunião em meio ao silêncio.
Os gestores se entreolham, alguns abaixam a cabeça. Ninguém ousa falar nada. De repente um braço se levanta e o diretor se prepara para triturar o atrevido:
- Alguma pergunta?
- Tenho sim. E Beethoven?
- Como? - o encara o gestor confuso.
- O senhor disse que ninguém é insubstituível e quem substituiu Beethoven?
Silêncio.
O funcionário fala então:
- Ouvi essa estória esses dias contada por um profissional que conheço e achei muito pertinente falar sobre isso.
Afinal as empresas falam em descobrir talentos, reter talentos, mas, no fundo continuam achando que os profissionais são peças dentro da organização e que, quando sai um, é só encontrar outro para por no lugar.
Quem substituiu Beethoven? Tom Jobim? Ayrton Senna? Ghandi? Frank Sinatra? Garrincha? Santos Dumont? Monteiro Lobato? Elvis Presley? Os Beatles? Jorge Amado? Pelé? Paul Newman? Tiger Woods? Albert Einstein? Picasso? Zico?
Todos esses talentos marcaram a história fazendo o que gostam e o que sabem fazer bem, ou seja, fizeram seu talento brilhar. E, portanto, são sim insubstituíveis.
Cada ser humano tem sua contribuição a dar e seu talento direcionado para alguma coisa. Está na hora dos líderes das organizações reverem seus conceitos e começarem a pensar em como desenvolver o talento da sua equipe focando no brilho de seus pontos fortes e não utilizando energia em reparar seus 'gaps'.
Ninguém lembra e nem quer saber se Beethoven era surdo, se Picasso era instável, Caymmi preguiçoso, Kennedy egocêntrico, Elvis paranóico...
O que queremos é sentir o prazer produzido pelas sinfonias, obras de arte, discursos memoráveis e melodias inesquecíveis, resultado de seus talentos.
Cabe aos líderes de sua organização mudar o olhar sobre a equipe e voltar seus esforços em descobrir os pontos fortes de cada membro. Fazer brilhar o talento de cada um em prol do sucesso de seu projeto.
Se seu gerente/coordenador, ainda está focado em 'melhorar as fraquezas' de sua equipe corre o risco de ser aquele tipo de líder que barraria Garrincha por ter as pernas tortas, Albert Einstein por ter notas baixas na escola, Beethoven por ser surdo. E na gestão dele o mundo teria perdido todos esses talentos.
Nunca me esqueço de quando o Zacarias dos Trapalhões 'foi pra outras moradas'.
Ao iniciar o programa seguinte, o Dedé entrou em cena e falou mais ou menos assim:
"Estamos todos muito tristes com a 'partida' de nosso irmão Zacarias... e hoje, para substituí-lo, chamamos:.. Ninguém... pois nosso Zaca é insubstituível"
Portanto nunca esqueça: Você é um talento único... com toda certeza ninguém te substituirá!
"Sou um só, mas ainda assim sou um. Não posso fazer tudo, mas posso fazer alguma coisa. Por não poder fazer tudo, não me recusarei a fazer o pouco que posso. "

Seja um profissional especial, porque todos sentirão a sua falta quando você sair de férias e ninguém será louco de pensar em deixar você ir para a concorrência.


Portanto, nunca esqueça: você é um talento único. Com toda certeza, ninguém te substituirá!


Agora, naqueles dias em que tudo parece que dá errado e aquela angústia tocar o seu coração, lembre-se que você é insubstituível no coração dos seus filhos. Quem irá dar um beijo de boa noite em seu lugar, se você faltar? Você é insubstituível na vida da sua companheira. Com quem ela ira desabafar na hora da tristeza? Você é insubstituível na carreira dos seus colaboradores. Quem irá dar os conselhos que você dá a cada um deles?


Fonte: http://shinyashiki.uol.com.br/blog/index.php/2010/03/sera-que-voce-e-mesmo-substituivel/

Nenhum comentário:

Pesquisa aí!!